Últimas notícias sobre o Coronavírus e o impacto no comércio exterior

Maria Helena Nunes

No último artigo abordamos a isenção de imposto de importação para produtos médico-hospitalares que receberam atenção prioritária na entrada no país. Leia quais são estes produtos e os motivos que levaram o governo federal a tomar esta decisão aqui

Não se fala em outro assunto! O Coronavírus mudou a nossa vida e de repente nos vimos em uma quarentena, com aulas suspensas, trabalho remoto e orientações para ficar em casa. Qual o impacto do Covid-19 no comércio exterior brasileiro? É sobre este tema que falaremos na sequência. 

 

Impacto na balança comercial de março

Enquanto o Coronavírus se alastra pelo Brasil, o comércio exterior brasileiro já começa a apresentar os primeiros sinais da contaminação. Os resultados brasileiros na balança comercial de março demonstram a piora do cenário global em relação ao Coronavírus. A cadeia logística é impactada fortemente, em todos os seus principais modais de transporte. 

No entanto, é inegável a importância do comércio exterior para acelerar o crescimento industrial pós-pandemia. Principalmente as exportações, que serão o fôlego necessário para o desenvolvimento econômico. 

Pensando nisso a Confederação Nacional da Indústria desenvolveu um plano com 109 ações para promover a retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento do país. Leia mais neste link

 

O comércio exterior não para

A China é considerada o principal parceiro comercial do Brasil, e representou aproximadamente 20% das importações brasileiras em 2019. O mesmo aconteceu para as exportações, onde 28% dos produtos brasileiros tiveram como destino o mercado asiático.

Mas agora com a disseminação do Coronavírus pelo mundo, tanto o mercado nacional como o mundial estão sentindo os impactos. A bolsa de valores está passando por instabilidades e estudiosos apontam uma desaceleração econômica a nível mundial.

Os portos brasileiros, tantos os públicos quanto privados, estão trabalhando normalmente e seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, como o afastamento de pessoas acima dos 60 anos e facilitação da higiene pelos funcionários. 

Devido ao momento de quarentena em diversas cidades do país, muitos contêineres estão parados e, por isso, espera-se a partir de agora aumentos e oscilações no valor dos fretes marítimos. 

Além disso, as negociações internacionais não param. Neste momento crítico elas acontecem via telefone, videoconferência, e-mail, o que para muitas empresas já estavam em seu dia-a-dia, e outras precisaram se adaptar à nova realidade. 

Uma notícia positiva aos importadores é o retorno da China as atividades comerciais e fabris após dois meses de quarentena. Muitas indústrias chinesas por falta de pedidos, estão aceitando condições de pagamento facilitadas, oferecem descontos e redução da quantidade mínima de produção. 

 

O compromisso da Unique Consultoria Aduaneira é manter você bem informado com informações atualizadas a respeito do comércio exterior. Fique atento no nosso blog e até o próximo artigo!

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

× Como podemos ajudar?