Carga Consolidada na Importação

Maria Helena Nunes

A carga consolidada na importação poderá servir como uma estratégia logística para a pequena e média empresa. 

Escrito por Maria Helena

 

A carga consolidada, também chamado no meio logístico de LCL, é quando dois ou mais produtos são agrupados, de um ou mais clientes, em um só transporte. Também pode ser chamado de carga unitizada, ou seja, em uma só unidade ou container. 

Esta prática reduz custos e aumenta a produtividade logística, principalmente de empresas que estão importando poucas quantidades do item. Continue lendo para entender melhor. 

 

Carga consolidada na prática

Na verdade, consolidar carga é agrupar várias cargas em um, ou vários usuários diferentes, mas que tenham um só destino. A carga agrupada segue amparada por um conhecimento de transporte chamado “master” (MAWB ou  MBL) ou ainda um conhecimento “mãe”, de responsabilidade da empresa consolidadora. No caso de uma carga consolidada, o conhecimento de transporte “master” englobará outros conhecimentos denominados “house” ou “filhotes” (HAWB ou HBL), cada um deles com seu respectivo endereço final. 

Trata-se de uma prática comum para as companhias logísticas e pode ser uma ideia interessante para as empresas que desejam realizar pequenas importações ou ainda importar produtos de diferentes fornecedores. 

 

Redução de custos

Os custos de transporte são diminuídos na carga consolidada, uma vez que a empresa consolidadora reúne todas as mercadorias com o mesmo destino e negocia com a transportadora de forma conjunta.

Os custos também diminuem com relação à mão de obra logística (carregamento, descarregamento, emissão de documentos e as burocracias envolvidas no processo), uma vez que a empresa consolidadora organiza todos os documentos do agrupamento das cargas.

Nesta atividade, os agentes realizarão a consolidação e a desconsolidação dos volumes das mercadorias, sendo que as principais atividades são o transporte, recepção, armazenagem e embarque dos produtos.

Caro leitor, em nosso blog há outros artigos sobre redução de custos na importação: 

Confira também os artigos acima e no caso de dúvidas, contate nossa equipe!

 

Melhor escolha e tomada de decisão 

Em uma importação é importante o gestor avaliar todo o custo envolvido no processo (as taxas, os impostos, os honorários dos prestadores de serviços, custos de armazéns, entre outros). 

Importar grandes quantidades se pareça atrativo em um primeiro momento, mas poderá envolver custos para a empresa se ela não estiver preparada, como por exemplo, a administração do estoque e o cuidado para que não fique ocioso. 

Ter a possibilidade de dividir o container com outros importadores ou ainda, poder comprar de diferente fornecedores e embarcar a carga consolidada no mesmo container poderá ser uma excelente estratégia. Sua empresa conhecerá a prática internacional investindo um custo reduzido inicialmente e diversificando sua oferta de produtos. 

Conte com a Unique Consultoria Aduaneira para seus processos de importação e exportação! Até o próximo artigo!

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

× Como podemos ajudar?