Canal do Suez: Navio encalhado e os impactos no comércio exterior mundial

Maria Helena Nunes

Veja os possíveis impactos do acidente na logística marítima internacional

Escrito por Maria Helena

 

As coisas não estão fáceis para o comércio exterior, não é mesmo? Ano passado um vírus novo gerou uma pandemia, problemas no abastecimento e materiais escassos, câmbio nas alturas e dias atrás, um navio encalhado. 

Muito se falou sobre o navio da companhia marítima Evergreen Marine encalhado dias atrás no Canal de Suez no Egito. Tiveram muitos memes, especulação, atrasos e prejuízos. Seis dias após o seu encalhe, finalmente ele seguiu seu caminho. Qual foi o impacto gerado no comércio exterior? Vamos discutir os principais pontos no artigo de hoje. 

 

Recapitulando 

No dia 23 de março o navio Ever Given encalhou no Canal de Suez. Uma grande embarcação com capacidade de transportar 20 mil containers, 400 metros de comprimento (o que equivale a quatro campos de futebol) e 59 metros de largura. Sua origem foi no Porto Yantian a China e destino no Porto de Rotterdam, na Holanda.

O acidente ocorrido gerou uma fila de mais de 450 navios. O Canal de Suez é uma importante passagem que liga a Ásia aos demais continentes. Possui 193 quilômetros e conecta o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho. O bloqueio do Canal de Suez não afetou apenas a indústria de transporte marítimo global, mas inúmeros outros negócios e segmentos. 

Afinal, aproximadamente 12% do comércio global, destaque para mais de 1 milhão de barris de petróleo e cerca de 8% do gás natural liquefeito passam pelo canal todos os dias. Aproximadamente 19 mil navios passam pelo Canal de Suez todos os anos. 

 

A Dinâmica do Comércio Exterior

O encalhe do navio na semana passada nos faz refletir sobre a importância de estar atento e preparado para a dinâmica do comércio internacional. Nas importações poderão ocorrer inúmeros imprevistos, infelizmente. 

Existem alguns artifícios para diminuir o impacto das mudanças repentinas no comércio exterior, como o planejamento antecipado do estoque, a realização de boas negociações internacionais, a inspeção dos fornecedores na origem, a contratação de seguro internacional e a parceria com empresas especialistas. Mesmo assim, claro, o importador não poderá evitar que os problemas aconteçam, apenas minimizar seus efeitos. 

O navio Ever Given voltou a flutuar após seis dias de encalhe.  No entanto, o problema ainda está longe de ser resolvido. Segundo a BBC, há uma estimativa que as perdas econômicas direta ou indiretamente ligadas ao encalhe já passem de R$ 300 bilhões. 

Um dos principais efeitos para os importadores daqui é o aumento do frete marítimo. Caso sua importação seja origem Índia, Estados Unidos ou China, muita atenção, os portos por lá estão congestionados e com falta de containers vazios e espaços nos navios. 

Conte com a Unique Consultoria Aduaneira para se manter bem-informado sobre o que é relevante no comércio exterior! Até o próximo artigo!

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