Automação no Comércio Exterior

Maria Helena Nunes

Abordaremos neste artigo a importância e os benefícios da automação de processos no comércio exterior. 

Escrito por Maria Helena Nunes

 

Iniciamos um novo ano e uma nova década e a impressão que temos que os dias passam cada vez mais rápido, não é mesmo? Parece que temos mais atividades e obrigações a cumprir. No comércio exterior não é diferente. A notícia boa que podemos automatizar as principais atividades de exportação e importação. Continue lendo para entender um pouco mais. 

 

Indústria 4.0 e Automação de Processos

 

A tecnologia está presente em nossas vidas, seja em nossa casa, em nossos momentos de lazer ou no trabalho, ela facilita e ajuda a nossa rotina. Atualmente, com o surgimento da Indústria 4.0, diversas inovações tecnológicas estão sendo fomentadas, como a automação, tecnologia da informação e controle, robotização, Internet das Coisas, entre outros. 

A automação de processos pode complementar e dar suporte à cadeia de produtividade, contribuindo para a prevenção de falhas, redução de perdas e realocação da mão-de-obra existente. Ou seja, a automação em uma empresa ocorrerá principalmente em atividades repetitivas, diminuindo a redundância e os erros, além de facilitar a tomada de decisão pela liderança.

Algumas empresas de comércio exterior incorporaram a tecnologia de automação de processos no seu dia-a-dia e tem se destacado com a diminuição de burocracias.

 

Unique System 

 

A Unique Consultoria Aduaneira inova com o Unique System. Trata-se de um sistema operacional para o lançamento e atualização de dados dos pedidos de comércio exterior. O cliente, o agente de carga e as empresas que participam do processo possuem acesso ao sistema, que é atualizado em tempo real e oferece os dados necessários sobre a carga importada ou exportada. 

O Unique System facilita a rotina de clientes e parceiros, diminui o volume de e-mails enviados e oferece mais segurança nos dados de cada processo. Desta forma, os Analistas de Exportação e Importação da Unique Consultoria Aduaneira tem mais tempo para se dedicar em atividades complexas, como analisar o fluxo de pedidos, realizar negociações, buscar oportunidades e revisões. 

Veja na imagem abaixo a tela do Unique System:

 

Muito interessante estas informações, não é mesmo?! No comércio exterior, é importante realizar parcerias com empresas que investem em tecnologia. Pois além do cliente ganhar tempo, os dados são precisos e a comunicação assertiva. 

 

Até o próximo artigo!

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar